Em primeiro lugar, você sabe o que é Transparência Pública? Ela é um conjunto de metodologias que obriga todas as entidades públicas a prestarem conta à população. Por meio da internet, são divulgadas ações do governo em relação a uso de verba, por exemplo, além das atitudes políticas e de planejamento.
O principal objetivo, além de divulgar as ações do governo, está em traduzir dados governamentais de forma que seja compreensível para a população em geral.
Porque a Transparência Pública é importante?
A “Transparência Pública”, como mencionamos anteriormente, possui uma metodologia que une um conjunto de plataformas que permitem o acesso da população às ações do governo, seja ele federal, estadual e municipal, sobre o uso da verba e patrimônio público.
Ela surgiu em decorrência da chamada “cultura do acesso”, que prega a necessidade de agentes públicos conscientizarem a população. Em suma, além da divulgação de dados, a ideia é tornar as informações cada vez mais acessíveis e compreensíveis para a sociedade.
Esse tipo de divulgação, além de enfatizar o compromisso do Governo e do Estado com a sociedade, também incentiva uma tomada de decisão mais assertiva pelo governo e entidades de interesse público.
A Transparência Pública é a base de uma sociedade democrática
Quando a sociedade elege a transparência pública como fator principal para orientar a administração do governo e seu acesso à sociedade, entendemos que é uma parte importante para a democracia.
Quando a sociedade, por sua vez, se torna mais informada a respeito das ações do governo, ela se torna mais orientada e incentivada para participar de processos de opinião e tomada de decisão comum.
Nesse sentido, desde a Constituição de 1988 o estado brasileiro procura adotar práticas relacionadas à administração pública com o objetivo de reduzir a distância entre práticas administrativas do Estado e o cidadão.
Todavia, o foco é em tornar pública as ações do governo, preservando os direitos de informação do cidadão, o direito de acesso e, por fim, resguardar processos de articulação entre estado, governo e os cidadãos.
Leia também: Precatórios: o que são e como funcionam?
Benefícios da transparência pública para a administração
No geral, para elevar o profissionalismo da administração pública, além de realizar investimentos em tecnologia e no treinamento dos servidores, é fundamental que a base administrativa não seja distante da sociedade.
Ou seja, quanto menor a transparência pública do governo com a sociedade, as chances de corrupção, mau uso da verba pública e desvios de conduta aumentam.
Nesse sentido, a atuação da administração pública precisa ser previsível e transparente, apresentando perspectivas para o estado e, além disso, incentivando ações participativas com o público.
Por último, outro benefício da transparência pública está relacionado a elevar o nível de segurança pública para o cidadão, contribuinte ou investidor.
Mas, qual a finalidade da transparência pública?
O assunto é tão importante que precisamos reiterar: a gestão pública transparente torna pública as informações e dados referente às decisões, atitudes e orientações do governo, de forma acessível e compreensível para todos os cidadãos.
Essa metodologia, por sua vez, se aplica principalmente para o Poder Executivo, no caso, o governo responsável pela gestão direta das verbas e projetos de cunho público.
No entanto, vale reforçar que o processo de gestão pública e do acesso à informação de interesse público se faz presente, inclusive, no Poder Legislativo (Senado, Câmara e Assembleias), no Poder Judiciário e nos órgãos públicos que prestam serviço à sociedade.
Transparência pública é uma obrigação moral com a sociedade
Quando pensamos no conceito de “Estado democrático”, é importante frisar que toda máquina pública é mantida em atividade com o dinheiro vindo dos impostos. Dessa forma, bens estatais são, literalmente, de propriedade da população.
Nesse sentido, as pessoas têm o direito de saber o que é feito com o dinheiro das suas contribuições. Dessa forma, fica claro o principal objetivo da transparência pública: dar para todo e qualquer cidadão a clareza de como o dinheiro pago nos impostos é utilizado, como executar obras, pagar funcionários públicos, entre outras situações.
Veja, à seguir, duas leis que reforçam a importância do acesso à informação:
Lei do Acesso à Informação
A Lei do Acesso à Informação foi um dos maiores esforços para efetivar a disseminação de informações públicas, uma vez que permite que qualquer cidadão possa exigir informações (sem necessidade de justificativa prévia) dos governos municipais, estaduais e da União.
Lei da Transparência
Já a Lei da Transparência, por sua vez, é uma vitória para a população no controle dos atos da administração pública. Essa lei, por sua vez, determina que os governos têm que divulgar as despesas e receitas das entidades públicas.
Quer acompanhar de perto essas divulgações? Faça isso através do Portal da Transparência.
Aldanth: sua assessoria empresarial
Por fim, agora que você já sabe sobre o que é Transparência Pública e porque é importante, é hora de conhecer a Aldanth, Assessoria Empresarial.
Com um time composto por profissionais especializados, você tem agilidade e transparência para acompanhar todas as informações relevantes do seu processo judicial, bem como em todas as etapas do procedimento para aquisição do crédito do seu precatório. Dá uma olhada nos serviços oferecidos:
Compra de Precatórios
Tenha mais segurança na compra e venda dos seus precatórios judiciais. Conte com profissionais transparentes e especialistas em negociar direitos creditórios.
Transparência na Negociação
Contamos com equipe de consultores especializados, com mais de dez anos de experiência, para solução de todas as dúvidas jurídicas e comerciais.
Adiantamento do Recebimento
Soluções completas e personalizadas na compra e venda de precatórios. Vendendo seu precatório, você recebe o pagamento à vista e pode já usufruir dos valores recebidos.
Soluções Tributárias
Soluções completas para apoiar a sua empresa nos complexos desafios tributários.