Em primeiro lugar, você sabia que o recebimento de precatório ou requisição de pequeno valor (RPV) precisam ser informados na declaração de Imposto de Renda? Continue lendo para saber mais.
Imposto de Renda 2023: como declarar precatórios?
De antemão, o recebimento de precatórios, em geral, são pagamentos que referem-se a vitórias em processos judiciais contra órgãos dos governos federal, estadual ou municipal.
Para preencher a declaração de imposto de renda de 2023 é fundamental ter em mãos o informe de rendimentos referente ao precatório ou RPV. Caso você não tenha, solicite para o advogado responsável pelo processo.
Se o precatório foi emitido pelo governo do Estado de São Paulo, é possível obter o documento de informe de rendimentos diretamente no Portal de Precatórios, mantido pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.
Leia também: Golpe do Precatório: cuidados importantes
Existem precatórios isentos de imposto?
Existem algumas situações onde há a isenção do Imposto de Renda e o valor não é retido pela instituição financeira. Veja quais são:
- Se o precatório for referente verba indenizatória, para ao contribuinte para repor um patrimônio perdido, ele deve ser declarado como rendimento isento e não tributável;
- Se o contribuinte receber um valor que seria mensalmente pago sem a incidência do IR, geralmente são casos de revisão de atrasados em pensões, aposentadorias , salários e indenizações. Nesses casos provavelmente o precatório será tributado.
Dessa forma, vale lembrar que a instituição financeira é quem fornecerá para a pessoa física ou jurídica beneficiária o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte, na forma, no prazo e nas condições estabelecidas pela Secretaria da Receita Federal.
Na declaração, é fundamental conter informações sobre:
- Indicação do advogado da pessoa física ou jurídica beneficiária;
- Os pagamentos efetuados à pessoa física ou jurídica e o respetivo IR retido na fonte;
- Honorários pagos a perito e o respectivo IR retido na fonte.
Passo a passo para declarar os valores no Imposto de Renda 2023
Em primeiro lugar, encontre a ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente”, também conhecida como “RRA”, no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2023.
Na sequência, clique em “Novo” e informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, que corresponde ao banco onde o precatório foi sacado. Normalmente, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal (CNPJ: 00.360.305/0001-04) ou pelo Banco do Brasil (00.000.000/0001-91).
Dessa forma, preencha o campo “Rendimentos tributáveis” com o valor do precatório ou RPV. Siga, de forma literal, o que está no informe de rendimentos. Caso você seja maior de 65 anos, informe o valor da “parcela isenta 65 anos” no respectivo campo para ter direito a essa isenção. É permitido lançar até R$1.903,98 por mês como parcela isenta.
Se houver retenção de Contribuição Previdenciária Oficial, insira o valor discriminado no informe de rendimentos no campo correspondente da ficha da declaração. Da mesma forma, se houver “Imposto retido na fonte”, preencha no respectivo campo o valor que consta no informe.
Imagem: Uol
Por fim, informe o “mês de recebimento” do precatório e o “número de meses” que o processo se refere. Essa informação deve constar no processo ou no informe de rendimentos.
Caso tenha dificuldade para encontrar essa informação, peça ajuda para o advogado responsável pelo processo. Ela é importante para o cálculo do imposto sobre o valor recebido no precatório.
Escolha a forma de tributação na ficha RPA
Por último, mas não menos importante, antes de concluir o preenchimento da ficha “Rendimentos recebidos acumuladamente” ou “RPA”, escolha na própria ficha a forma de tributação que incidirá sobre os valores recebidos no precatório.
Ao receber o precatório, o valor é tributado pela instituição pagadora. No entanto, por motivos diferentes, o valor do imposto devido por ser bem maior, por isso a necessidade de fazer o ajuste na declaração anual do Imposto de Renda 2023.
Imagem: Uol
Ainda existe a opção de optar pela tributação “exclusiva na fonte”, onde o imposto será calculado com base na tabela progressiva no Imposto de Renda (cuja faixa de isenção vai até R$1.903,98 por mês).
Nesse sentido, essa opção leva em conta o número de meses em que o processo se refere, ou seja, os valores serão distribuídos de forma proporcional a cada mês, para então, aplicar a tabela.
Se o imposto for retido no momento do pagamento do precatório, esse valor deve ser levado em conta, o que pode resultar em restituição em caso da retenção ser maior que o devido.
Outra opção é o ajuste anual. Nessa forma de tributação, o valor do precatório é somado aos demais rendimentos obtidos por você no ano anterior. São consideradas deduções legais as despesas com educação e saúde, caso você faça o modelo completo de declaração, ou então o desconto padrão de 30% sobre os rendimentos totais declarados no modelo simplificado.
Tire suas dúvidas sobre precatórios com uma assessoria especializada
E aí, aprendeu a declarar os valores dos precatórios no Imposto de Renda 2023? Caso você ainda tenha dúvidas e queira falar com um advogado especializado no assunto, aqui na Aldanth você tem agilidade e transparência para acompanhar todas as informações relevantes do seu processo judicial, bem como em todas as etapas do procedimento para aquisição do crédito do seu precatório.
Temos um time composto por profissionais especializados para te ajudar com os seguintes serviços:
Compra de Precatórios
Tenha mais segurança na compra e venda dos seus precatórios judiciais. Conte com profissionais transparentes e especialistas em negociar direitos creditórios.
Transparência na Negociação
Contamos com equipe de consultores especializados, com mais de dez anos de experiência, para solução de todas as dúvidas jurídicas e comerciais.
Adiantamento do Recebimento
Soluções completas e personalizadas na compra e venda de precatórios. Vendendo seu precatório, você recebe o pagamento à vista e pode já usufruir dos valores recebidos.
Entre em contato para ter a orientação de profissionais na abertura e acompanhamento do seu precatório.