Golpe do Precatório: cuidados importantes

Aldanth

Golpistas estão se passando por advogados e mandando mensagens, e-mails e até mesmo SMS fazendo a cobrança de “taxas” ou pedindo dinheiro para liberação dos valores relacionados ao precatório. Este é o novo golpe do precatório, um perigo para aqueles que têm direito a receber algum valor da justiça. Saiba mais!

O que é o “golpe do precatório”?

Em primeiro lugar, como já abordamos em outros artigos por aqui, os precatórios são ordens de pagamentos públicos emitidos pela Justiça da União, estados, municípios e autarquias após uma condenação que não pode ser recorrida e já foi transitada. 

O ponto é que, para receber o valor do precatório, existe uma negociação privada que demanda tempo dos envolvidos. E é justamente falando sobre o “tempo de recebimento” que acontece o golpe do precatório. 

Nesse sentido, este golpe se torna uma variação do golpe do WhatsApp: a pessoa é abordada e induzida a fazer algum depósito ou PIX para o bandido.

O golpe normalmente dá certo pelo fato do golpista se passar por alguém que conhece os detalhes da ação, como o nome do advogado e o número do processo, por exemplo.

Normalmente os contatos do “suposto agente” acontecem por carta, e-mail ou mensagem por SMS e WhatsApp. Dessa forma, a quadrilha consegue simular uma “equipe” do escritório. 

A conversa sempre vem no tom de novidade em relação ao pagamento dos valores e o ganho da causa. Normalmente, a história contada pelos golpistas deixa claro que o dinheiro está para ser liberado, pois houve alguma “antecipação” do pagamento, mas, para receber, é preciso pagar as taxas com certa urgência. 

E é aqui onde mora o perigo. A mentira envolve a emissão de certidões junto ao cartório, recolhimento de alvarás e o pagamento de custas processuais. Dessa forma, o golpista se coloca à disposição para ajudar, desde que faça um PIX no valor do custo dos documentos. 

Este golpe também acontece de outra forma: a “empresa” se oferece para antecipar o pagamento, mediante o pagamento de uma tarifa. 

A antecipação existe, no entanto, empresas idôneas compram o título da causa julgada, e aí, paga por ele. Essa prática é regulamentada e, em nenhuma hipótese, o ganhador da ação precisa pagar tarifas antecipadamente. 

Se você quer saber mais sobre essa prática, leia: Tipos de precatórios e detalhes de pagamento

Cuidados para não cair no golpe do precatório

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir os riscos de cair no golpe do precatório:

Dados públicos

Você sabia que, o que mais ajuda os golpistas a finalizarem um golpe, é justamente a quantidade de informações que ele consegue obter sobre os processos? 

Qualquer pessoa que tiver o seu nome completo e o número de RG ou CPF pode consultar informações na base de dados do Poder Judiciário. Por isso, muito cuidado ao divulgar essas informações.

Nesse sentido, a Constituição Federal prevê, no artigo 5º, inciso LX, que só não são públicos os processos “quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”. Além do mais, no artigo 189 do CPC (Código de Processo Civil), também é possível encontrar a informação de que os atos processuais são públicos.

Tribunais 

Em decorrência do aumento desses golpes, os Tribunais de Justiça começaram a emitir notas e alertas. A ideia é incentivar o público a redobrar a atenção, por isso, na própria página do TJSP existe um documento com orientações para Prevenção a Golpes. 

Além disso, na página de Precatórios do TJSP, existe uma nota informativa que deixa claro o seguinte sobre os golpes: “O TJSP não solicita depósitos, adiantamentos de taxas, custas processuais ou impostos para o recebimento de valores de precatórios. Também não expede ofícios solicitando contato telefônico para resgate de valores. Caso receba um documento ou contato suspeito, entre em contato com seu advogado. Se a fraude foi consumada, faça um boletim de ocorrência”.

Em busca de aumentar a conscientização sobre o tema, outros órgãos do Poder Judiciário elaboraram comunicados contra os golpes, como o  TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), TJRS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul), entre outros.

Aldanth: sua melhor assessoria na compra ou venda de precatórios

Por fim, agora que você conhece os perigos de cair nas mãos de um golpista quando o assunto são Precatórios, fale com uma empresa idônea para conhecer os principais pontos sobre o tema e tirar todas as suas dúvidas. 

Aqui na Aldanth você tem agilidade e transparência para acompanhar todas as informações relevantes do seu processo judicial, bem como em todas as etapas do procedimento para aquisição do crédito do seu precatório.

Temos um time composto por profissionais especializados para te ajudar com os seguintes serviços:

Compra de Precatórios

Tenha mais segurança na compra e venda dos seus precatórios judiciais. Conte com profissionais transparentes e especialistas em negociar direitos creditórios.

Transparência na Negociação

Contamos com equipe de consultores especializados, com mais de dez anos de experiência, para solução de todas as dúvidas jurídicas e comerciais.

Adiantamento do Recebimento

Soluções completas e personalizadas na compra e venda de precatórios. Vendendo seu precatório, você recebe o pagamento à vista e pode já usufruir dos valores recebidos. 

Entre em contato para ter a orientação de profissionais na abertura e acompanhamento do seu precatório. 

Compartilhe esse Artigo

Posts Relacionados

ATENÇÃO!

NÃO CAIA NO GOLPE DO PRECATÓRIO!

A ALDANTH não cobra NENHUM valor de seus clientes para realizar a antecipação do precatório e arca com TODAS as despesas da negociação. Cuidado com golpistas que solicitam valores antecipados para liberação do precatório.

Não fique com dúvidas! Fale com nossa equipe de especialistas!

Abrir Whatsapp
Fale agora mesmo com os especialistas em precatórios da Aldanth