Suspensão de pagamentos do plano de precatórios de 2020 do Estado de São Paulo

ACO

Na última quarta-feira, (dia 30/12/2020), o Presidente do STF, Ministro Luiz Fux, deferiu nos autos da Ação Cível Originária (ACO 3.458), a suspensão do plano de pagamento de precatórios de 2020 do Estado de São Paulo.

O governador do Estado de São Paulo, João Dória, apresentou um plano de prorrogação do pagamento de precatórios no dia 02/04/2020, solicitando a prorrogação do prazo final de quitação de precatórios dos anos de 2020 a 2024. 

O Tribunal do Estado autorizou a suspensão solicitada em abril pelo governador do Estado de São Paulo, a qual suspendia os pagamentos por 180 dias. Após o término do prazo estabelecido pelo TJSP, o governador João Doria fez uma nova solicitação em setembro de 2020, solicitando que fosse estendido novamente o prazo, mas o pedido foi negado.

Nesse contexto, o Estado de São Paulo ajuizou a Ação Cível Originária (ACO 3.458) perante a União, tendo caráter de urgência, para que fossem concedidas medidas de garantias para o equilíbrio financeiro e possibilitar a concretização do plano estadual de vacinação contra a Covid-19.

Em liminar, foi autorizada a suspensão do plano de pagamento dos precatórios do exercício de 2020, sendo garantida à Fazenda do Estado a “higidez fiscal necessária para o enfrentamento da pandemia, como foco no iminente projeto de imunização”, declarou o Ministro Luiz Fux. No entanto, o Governo do Estado de São Paulo deve comprovar que os valores foram integralmente aplicados no combate do Covid-19.

Sendo assim, o ministro deferiu parcialmente o pedido do Estado de São Paulo, suspendendo os planos de pagamentos de precatórios de 2020 por 180 dias, sendo a principal motivação o custeio das ações de prevenção, contenção e enfrentamento da pandemia do Covid-19. 

 

Por Ester Paschoal Prates, Caroline Gonçalves, Daniele Naves

Fontes:

http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaPresidenciaStf/anexo/ACO3458.pdf

https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=457985&ori=2

https://juristas.com.br/2021/01/01/fux-autoriza-suspensao-de-pagamento-do-plano-de-precatorios-de-2020-do-estado-de-sao-paulo/

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/12/30/luiz-fux-autoriza-governo-de-sp-a-suspender-pagamentos-de-precatorios-durante-2020.ghtml

https://www.conjur.com.br/2020-dez-30/fux-autoriza-suspensao-pagamento-plano-precatorios-sp

https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/stf/do-supremo/fux-autoriza-que-estado-de-sp-suspenda-pagamento-de-plano-de-precatorios-de-2020-30122020

Compartilhe esse Artigo

Posts Relacionados

ATENÇÃO!

NÃO CAIA NO GOLPE DO PRECATÓRIO!

A ALDANTH não cobra NENHUM valor de seus clientes para realizar a antecipação do precatório e arca com TODAS as despesas da negociação. Cuidado com golpistas que solicitam valores antecipados para liberação do precatório.

Não fique com dúvidas! Fale com nossa equipe de especialistas!

Abrir Whatsapp
Fale agora mesmo com os especialistas em precatórios da Aldanth